Plataforma Biossegurança NB3 HPP

Telefone: 2562-1714/1715/1716

E-mail de contato: nb3@ioc.fiocruz.br

Subunidade: Plataforma Multi-Usuários IOC - Biossegurança NB3 - Pav. Hélio Peggy Pereira

Endereço: Av. Brasil, 4365, Pavilhão HPP

Sala: A304 e B310

Andar:

Coordenador: Marco Aurélio Pereira Horta

Equipe de apoio: Keli Antunes Barbosa da Silva, Ingrid Alves Régis

Termo de responsabilidade: clique aqui

Horário de funcionamento: Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta, de 08:00h às 17:00h

Regras e documentos

Ministério da Saúde - MS
Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
Instituto Oswaldo Cruz - IOC

Departamento de Apoio Técnico e Plataformas Tecnológicas - DATT

Plataforma NB3/Pavilhão Hélio Peggy Pereira - NB3-HPP

AVALIAÇÃO DE RISCO DE PROCEDIMENTOS E PATÓGENOS A SEREM MANIPULADOS NOS LABORATÓRIOS NB2 e NB3 DA PLATAFORMA NB3/HPP

CONSIDERAÇÕES E INFORMAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA NB3:

Plataforma NB3 HPP/DATT/IOC/Fiocruz: Constituída de duas Unidades NB2 e NB3 independentes – UNIDADES A304 e B310.

Os laboratórios NB2 antecedem os Laboratórios NB3 e são partes integrantes de cada unidade. Os NB2 são os acessos únicos e obrigatórios. Compostos de infraestrutura laboratorial e participam do gradiente de pressão.

  • Cada unidade apresenta infraestrutura classificada para NB3: construída em área separada de circulação comum; acesso controlado e restrito – biometria; pressão do ar em gradiente; fluxo de ar unidirecional (de fora para dentro); pressão negativa na área NB3 (controle visual manômetro tipo Magnehelicr); ausência de recirculação de ar em áreas comuns; alarmes sonoros indicando não conformidade no fluxo e na pressão do ar; 9 a 12 trocas de ar por hora na área NB3; filtros HEPA no insuflamento; filtros HEPA na exaustão com sistema “bag in” “bag out”; intertravamento de portas; sistema de biometria para entrada; fluxo de entrada e saída independentes; chuveiro à disposição para opção de banho na saída do NB3; interfonia e telefonia à disposição; autoclaves à disposição (unidade A304: vertical interna ao NB3; unidade B310: autoclave de barreira); tratamento térmico de efluentes – caldeira; cabines de segurança biológica classe II A2 com presença de canopla e exaustão externa de 30% do ar; respiradores motorizados através de filtros HEPA, tipo AirMAter 3M, macacão Tyvek® ou Tychem®  , capuz, dois pares de luvas, botas e sapatilhas em Tyvek®;
  • Unidades destinadas ao trabalho com agentes que necessitem de nível de contenção biológica 3 para sua manipulação, as unidades estão disponíveis para proteção em experimentos com patógenos de transmissão por via respiratória e cultivo de vírus em larga escala.
  • Profissionais e pesquisadores da Fiocruz/RJ ou de outras Instituições Públicas Federais ou Estaduais, que necessitarem utilizar as respectivas unidades, devem:

1) Comprovar a realização de cursos e treinamentos práticos de biossegurança para a manipulação dos patógenos em ambientes NB2 e NB3 nos últimos 2 anos;

2) Preencher ficha cadastral;

3) Realizar visita técnica supervisionada às unidades;

4) Indicar a avaliação de risco de procedimentos, patógenos a serem manipulados e previsão de uso dos laboratórios NB2 e NB3 pelo grupo.

  • De acordo com as novas regras de funcionamento do laboratório, será necessário o envio do sumário do projeto de pesquisa anexado a este formulário-Avaliação de Risco (Doc de preenchimento individual – a ser enviado por email) ;
  • Em caso de aprovação, o responsável pela pesquisa deverá assinar um termo de compromisso de uso do laboratório;
  • A plataforma dispõe de EPI de biossegurança (luvas, gorros, máscaras, propés, aventais descartáveis, macacões Tyvek, respiradores PFF2, respiradores tipo AirMate) e outros itens que devem ser reconhecidos durante a visita técnica.
  • Os reagentes e plásticos descartáveis, especiais, necessários aos experimentos, serão de responsabilidade do pesquisador solicitante
  •  O supervisor, coordenador ou pesquisador principal tem o controle participativo do acesso ao laboratório juntamente com a equipe da plataforma NB3 e respectivos usuários. Todos os profissionais (pesquisador, técnico, orientador, mestrando, doutorando, contratado, terceirizado, supervisor, coordenador, autor e coautor) envolvidos e comprometidos com o trabalho laboratorial deverão estar cientes do potencial de risco e serem instruídos sobre as medidas apropriadas de biossegurança a serem adotadas. Da mesma forma, deverão alertar e informar sobre os perigos e riscos no trabalho com os respectivos agentes etiológicos infecciosos que estarão manipulando. Os mesmos, componentes e responsáveis pelos grupos de trabalho, deverão adequar-se às condutas comportamentais estabelecidas e referentes aos processos de Biossegurança e Bioproteção estabelecidas para a Plataforma NB3/HPP seguindo critérios e diretrizes de referência sendo responsáveis, solidários e subsidiários, pelas condutas comportamentais das respectivas equipes de trabalho. A presença de profissionais da equipe da plataforma será disponibilizada sempre que houver necessidade para não permitir a entrada de um único laboratorista. Todos os usuários dos diferentes grupos e a equipe da plataforma NB3 deverão manter a integridade do ambiente para que todos tenham um ambiente com a manutenção adequada, preservando a biossegurança e bioproteção. 

Vide Documento - Avaliação de Risco

 

Equipamentos

A304/NB3 Cabine de Segurança Biológica CO417
A304/NB3 Cabine se Segurança Biológica CO421 -
B310/NB2 Cabine de Segurança Biológica CO411
B310/NB2 Cultivo Celular Cabine de Segurança Biológica CO403
B310/NB3 Cabine de Segurança Biológica CO418
B310/NB3 Cabine de Segurança Biológica F-IOC-1169
B310/NB3 Cabine de Segurança Biológica F-IOC-1170
B310/NB3 Cabine de Segurança Biológica PNUD 03397